Augusto Lima
palavra do especialista
ERRAR É MUITO BOM PRA NÃO ERRAR!
Como parte da avaliação curricular (EVENTOS compõe o mix de disciplinas do curso) de meus alunos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará, os mesmos tem a missão de planejar, organizar, administrar e executar o XI EXECUTIVE, um evento multidisciplinar, onde, entre outros pontos, serão avaliados nos quesitos LIDERANÇA, TRABALHO EM EQUIPE E COMUNICAÇÃO.
 
Como é uma coisa nova, algo que nunca lhes passou pela frente e que o que der de errado terá um impacto direto e imediato no publico-alvo participante do evento e na sua IMAGEM PESSOAL, surge aquele MEDO DE ERRAR, o MEDO DE FAZER, DE OUSAR, DE PERGUNTAR. Entendam que, quando você tem MEDO DE ERRAR, você corre um grande risco de NÃO ACERTAR e de não fazer nada. Então, ERRE PARA ACERTAR.
 
Então, meus futuros Secretários Executivos e parceiros e você que prestigia meus artigos: ERRE PARA NÃO ERRAR. Parece uma grande incoerência essa minha afirmação, mas atente para meus argumentos.
 
Vamos lá. Você foi desafiado a fazer determinada tarefa ou trabalho, um grande evento, por exemplo. O cliente é exigente e quer algo diferente do que já foi feito antes, de impacto, surpreendente. E ai dúvidas lhe vem a mente: "E SE EU FIZER E DER ERRADO?", "NÃO VOU FAZER PORQUE PODE DAR ERRADO", "NUNCA NINGUÉM FEZ ISSO E NÃO SEREI EU O PRIMEIRO A FAZER. ISSO NÃO VAI DAR CERTO". O que fazer diante de tantas incertezas? 

Você já ouviu alguma ou todas essas desculpas e justificativas?
 
Eu já ouvi muitas, principalmente em eventos quando quiz ousar em mudar o paradigma de uma composição de mesa ou na forma de iniciar uma cerimônia. Também participei de eventos pelo cerimonial da governadoria do estado do Pará onde não sabia como seria a cerimônia de abertura e depois que a mesma aconteceu, fiquei de boca aberta pela ousadia, determinação e quebra de paradígmas. Fiquei encantado e aprendi mais uma. 


 
O fato de que “NUNCA FOI FEITO ANTES” ou de que “OUTROS NÃO FAZEM ASSIM” ou ainda que você tem “MEDO DE NÃO DAR CERTO, MEDO DE ERRAR”, não deve ser empecilho para você tentar. Tenha isso na cabeça quando alguém lhe disser que "ISSO NÃO DARÁ CERTO" ou, de outra forma, tentar desmotivar você. 

Se decidir ousar, NÃO TENHA MEDO DE ERRAR, nem preconceitos. Confie em ocê e experimente, faça, execute, ouse!
 
Dito de outra forma, se você tentar e não der certo, não ficará muito pior do que se não tentar, já que chance de ter sucesso (se não tentar) é zero. Por outro lado, se você tentar, tem chance (bem maior do que zero) de dar certo. Então a melhor escolha, na maioria do casos, É ARRISCAR E FAZER, mesmo que possa DAR ERRADO.

 E quando você achar que "ESTÁ TUDO PERDIDO", considere a possibilidade de "ACHAR" o que procura. Muitas vezes não vai conseguir, mas garanto a você que muito mais vezes vai se surpreender com o resultado.



Agora, copiar o que seu concorrente faz (ou fez) não é original e não agrega valor ao serviço que presta e nem para a sua experiência. Por outro lado, OUSAR, ABUSAR DA CRIATIVIDADE, SURPREENDER E ENCANTAR COM UM BELO SERVIÇO, é plantar a semente do SUCESSO NO SEU NEGÓCIO. O seu cliente agradecerá pela surpresa e encantamento do serviço que prestou, na ousadia de quebrar paradigmas. 


 
Ouço também daqueles com quem convivo no ambiente de trabalho e principalmente em eventos, que procuram sempre evitar erros, que nunca erraram, que fizeram o "EVENTO PERFEITO E SEM ERROS".
 
Com os anos que tenho "nas costas" em eventos, posso afirmar que NÃO EXISTE EVENTO PERFEITO e sim EVENTO ONDE SE ERROU POUCO E O CLIENTE NÃO VIU. Quando achamos que ele foi perfeito é somente a NOSSA VISÃO, mas, e como terá sido a VISÃO DO CLIENTE e dos convidados?
 
Não adianta perguntar para os mesmos o que acharam de seu trabalho. Eles dirão aquilo que VOCÊ QUER OUVIR e não a REALIDADE (a verdade) dos fatos, se porventura algo aconteceu de errado. Faz parte das BOAS MANEIRAS do convívio social. Paciência.
 
Vejo que essas pessoas ficam com MEDO DE ERRAR e deixam de aproveitar todo seu POTENCIAL CRIATIVO em prol do cliente. ERRAR FAZ PARTE DO APRENDIZADO. E se puder APRENDER COM OS ERROS DOS OUTROS, será melhor e mais barato. Se for com os próprios, que seja rápido, para ter tempo de arrumar depois.
 
Cometer erros já não é considerado algo necessariamente negativo ou vexaminoso. Pode ser efeito da ousadia. TESTE, ERRE E REFAÇA seu caminho. Com erros não há compromisso.
 
E para finalizar, saiba que no mundo corporativo, na escolha de um candidato entre dois, onde um nunca errou e o outro cometeu erros, o escolhido é esse ultimo. O raciocínio é de que ele já passou pela experiência do erro (incluindo o impacto psicológico) e está preparado a absorver e procurar a solução. O primeiro não. Entenderam o recado???
 
ENTÃO, ARRISQUE-SE: A PIOR COISA QUE VOCÊ PODE FAZER É NÃO FAZER NADA E TENHA SEMPRE ERROS NOVOS!
 
Augusto Cesar tem MBA em Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos Institucionais (www.augustolima.com.br), professor da UEPA para o curso de Secretariado Executivo Trilíngue, Chefe do Cerimonial da UFRA e Mestre de Cerimônias. CV: http://lattes.cnpq.br/4932785716921679.

 

Em 21/03/2016 - 09:07:01
 
Voltar à Página Inicial Imprimir Artigo Cometário

 

 

Outros artigo publicados

PRAZO, QUALIDADE E PREÇO EM EVENTOS: O CLIENTE SÓ PODE ESCOLHER DOIS!
29/01/2018 - 11:53:25
EVENTO É CIÊNCIA, CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO!
24/01/2018 - 12:07:29
PORQUE O MARIDO DA RAÍNHA DA INGLATERRA NÃO É REI?
08/01/2018 - 10:09:44
REDES SOCIAIS: O CÉU E O INFERNO NA PONTA DE SEUS DEDOS!
22/03/2017 - 10:05:52
REDE SOCIAL É SEU CARTÃO DE VISITA: CUIDADO COM O QUE POSTA!
09/12/2016 - 11:56:48
PONTUALIDADE É VIRTUDE DE POUCOS E DESRESPEITO DE MUITOS. SEJA PONTUAL!
21/11/2016 - 11:35:42
ACADÊMICO: A EXPERIÊNCIA QUE O MERCADO QUER DE VOCÊ, INICIA NO ESTÁGIO!
08/11/2016 - 12:33:34
VOCÊ SÓ É UMA MARCA QUANDO MARCAR ALGUÉM!
27/10/2016 - 11:31:35
ACADÊMICO, VOCÊ NÃO ESCAPA DA DEFESA DE TCC. PREPARE-SE!
17/10/2016 - 09:54:57
A POSIÇÃO DE HOMENS E MULHERES DIANTE DO PROTOCOLO E BOAS MANEIRAS!
04/10/2016 - 11:38:26
VOCÊ JÁ TEM UM MENTOR?
28/09/2016 - 10:09:44
VOCÊ QUER QUE LHE “COMPREM”? ENTÃO SAIBA “SE VENDER”!
20/09/2016 - 09:53:45
EM EVENTOS, CONQUISTE O CLIENTE PELA EMOÇÃO!
15/09/2016 - 10:56:23
O VALOR DA TEORIA, DA PRÁTICA E DA EXPERIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO!
05/09/2016 - 10:52:37
GAFE NA EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO!
29/08/2016 - 11:05:51
CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO: CORES, RITO, TRADIÇÃO E HISTÓRIA!
25/08/2016 - 11:21:52
EM EVENTOS, ESPECIALIZE-SE OU GASTE MAIS DINHEIRO!
24/08/2016 - 09:42:54
HABILIDADE E COMPETÊNCIA VERSUS PREÇO E VALOR EM EVENTOS: QUEM DEFINE?
18/08/2016 - 09:02:15
USO INDEVIDO DE BANDEIRAS PELAS INSTITUIÇÕES.
16/08/2016 - 10:09:59
PROTOCOLO É DIFERENTE DE ETIQUETA.
04/08/2016 - 10:03:37
O PODER DO PROTOCOLO!
06/07/2016 - 16:17:28
CONTRATAR PROFISSIONAIS EM EVENTOS É INVESTIMENTO E NÃO CUSTO!
28/06/2016 - 19:07:10
FALAR É PRATA. ESCUTAR É OURO! PENSE NISSO.
31/05/2016 - 10:22:15
VOCÊ SABE TRABALHAR EM EQUIPE?
18/05/2016 - 11:19:33
BOAS MANEIRAS COMO ESTRATÉGIA PARA O SUCESSO PROFISSIONAL.
09/05/2016 - 10:30:00
EVENTOS & LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: WORKSHOP, BRAINSTORMING, RSVP, POUR MÉMOIRE...
05/05/2016 - 10:11:56
EVENTO BEM FEITO É PARA PROFISSIONAIS, NÃO PARA CURIOSOS!
25/04/2016 - 09:48:22
"QUEM VOCÊ É" É MAIS IMPORTANTE DO QUE "O QUE VOCÊ FAZ"!
11/04/2016 - 10:51:26
LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO E EQUIPE: A PARCERIA PARA O SUCESSO!
06/04/2016 - 11:23:51
VOCÊ PREFERE TER PODER OU STATUS?
01/04/2016 - 10:24:28
“BRAÇO DIREITO, MENTOR, COACH”: A EXPERIÊNCIA AO SEU ALCANCE!
30/03/2016 - 16:42:54
ERRAR É MUITO BOM PRA NÃO ERRAR!
21/03/2016 - 09:07:01
SUCESSO PROFISSIONAL: CUIDADO NA HORA DE ESCOLHER O QUE VAI VESTIR
14/03/2016 - 11:36:48
CONSULTOR, ASSESSOR EM EVENTO, CERIMONIALISTA: QUEM FAZ O QUE!
08/03/2016 - 10:28:05
UMA BOA IMAGEM PESSOAL COMEÇA PELA ROUPA QUE VOCÊ VESTE!
29/02/2016 - 08:59:43
 
 
Mídias Sociais
Área Administrativa

AUGUSTO CÉSAR - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
E-mail: augusto@augustolima.com.br           Telefone: +55 (91) 99982-8013