- O assunto da aula de hoje para meus alunos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da UEPA, será ETIQUETA CORPORATIVA e ALMOÇO DE NEGÓCIOS. Como futuros profissionais gestores da marca corporativa e da informação, NECESSITAM, necessariamente, saber como se portar nas mais diversas situações e ao mesmo tempo, orientar os gestores a respeito dos PROTOCOLOS EMPRESARIAIS inseridos nas mesmas.
- Muita gente acha que agir com ETIQUETA significa SER AFETADO ou EXCESSIVAMENTE SOFISTICADO. Mas não é isso. A ETIQUETA CORPORATIVA nada mais é do que um conjunto de regras pautadas no BOM SENSO, na EDUCAÇÃO e na ELEGÂNCIA, que tem por objetivo harmonizar as relações entre as pessoas. O princípio é a consideração pelos sentimentos e pelos interesses dos outros. Trocando em miúdos, você deve mostrar, pela forma como diz e faz as coisas, que se preocupa com a pessoa com quem está tratando.
- A ETIQUETA CORPORATIVA fornece as condições para que o indivíduo seja ALGO DE VALOR PARA O MERCADO, o que não acontece de um dia para o outro, pois isso envolve, além dos conhecimentos adquiridos, ATITUDES, POSTURAS, HABILIDADE nos RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS e na COMUNICAÇÃO. Pode parecer simples, mas não é, pois há muitas pessoas que sabem muito, porém não sabem vender nada de si mesmas, ao passo que outras, com conhecimento mediano, possuem melhor articulaçãoo social e conseguem destaque no grupo pelo simples fato de SEREM POLIDAS.
- Embora o assunto seja bastante abordado e exigido nas corporações, muitas pessoas não se dão conta da importância de conhecer os PROTOCOLOS DA CONDUTA PROFISSIONAL como estratégia de carreira. Desconhecem que, no ambiente de trabalho, no relacionamento com os clientes internos e externos, é primordial estar atento ao COMPORTAMENTO para transmitir CREDIBILIDADE. Grandes profissionais podem perder oportunidades únicas por causa de maus modos ou desrespeito ao limite alheio.
-Na busca pela globalização, empresas e pessoas cometem, cada vez mais, todo tipo de indelicadezas com a desculpa da falta de tempo, do excesso de trabalho etc. Exemplos não faltam: telefonemas sem retorno, pessoas sendo encostadas sem explicação e demitidas por e-mail, ou telegrama, pedidos fáceis de serem atendidos sem resposta, falta de compostura dos chefes com subordinados e outros. Você já vivenciou isso?
-No fim, TODOS PAGAM CARO por essa FALTA DE GENTILEZA generalizada; as empresas porque são obrigadas a investir em treinamentos para melhorar a assertividade e as pessoas porque são submetidas a toda sorte de desrespeito no dia-a-dia. Isso leva a uma confusão entre modernidade e educação e tem efeitos canibalescos: hoje eu maltrato você, que desmerece o outro, e assim por diante, numa cadeia grosseira, cujo elo não é mais a globalização, mas a FALTA DE EDUCAÇÃO.
-ETIQUETA ou BOAS MANEIRAS estão ligadas à forma como nos relacionamos com as pessoas que nos cercam. Já vai longe o tempo em que esse assunto estava ligado a pessoas “FRESCAS” ou pretensiosas. Não é difícil fazer uma lista de situações nas quais as pessoas são colocadas em constrangimento, desconforto ou, até mesmo, de vergonha, no trabalho ou socialmente.
-Nos dias de hoje não dá para pensar em ETIQUETA CORPORATIVA nos mesmos moldes de 20 anos atrás. A internet, as economias globalizadas e o novo perfil do profissional que atua no mercado não convivem bem com comportamentos e idéias tiradas do fundo do baú.
-O conceito de etiqueta que impera no momento é também globalizado, as normas não são tão rígidas e as pessoas são muito mais flexíveis quando o assunto é o convívio profissional. CRIATIVIDADE é a palavra de ordem para o uso da etiqueta nos ambientes corporativos.
-Mais do que nunca, os que estão envolvidos no mundo do trabalho precisam, em determinadas situações, de um guia de atitudes, porque sabem que a lógica contemporânea não permite afirmar o que é certo ou errado quando o assunto é “ETIQUETA CORPORATIVA”.
-Pensar em ETIQUETA CORPORATIVA é refletir sobre como contornar, com CHARME e ELAGÂNCIA, os eventuais problemas que podem surgir nos nossos relacionamentos profissionais. Hoje, cada vez mais, saber se comportar adequadamente em qualquer situação, pode ser o diferencial para se conseguir um BOM EMPREGO, fechar um CONTRATO, ser PROMOVIDO ou, simplesmente, CAUSAR BOA IMPRESSÃO.
-PODE HAVER CORTESIA FORA DO PROTOCOLO, MAS ... NÃO PODE HAVER PROTOCOLO SEM CORTESIA!
-Augusto Cesar tem MBA em Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos Institucionais (www.augustolima.com.br), professor da UEPA para o curso de Secretariado Executivo Trilíngue, Chefe do Cerimonial da UFRA e Mestre de Cerimônias. CV: http://lattes.cnpq.br/4932785716921679.
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