Augusto Lima
palavra do especialista
EVENTOS & LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: WORKSHOP, BRAINSTORMING, RSVP, POUR MÉMOIRE...
Esta semana estive reunido com um grupo de alunos da Universidade do Estado do Pará para avaliar um projeto de eventos que vale uma das notas de avaliação dos mesmos. No corpo do Plano de Marketing, muitas palavras escritas em outra língua. Até aí nada demais, afinal, no mix de eventos, palavras em outras línguas fazem parte do contexto. O problema reside em quem terá acesso a esse projeto. Se for o cliente, o texto parecerá escrito em “GREGO ANTIGO”, já que não entenderá o significado das palavras escritas em outra língua em seu evento. Agora, entre aqueles que DOMINAM O ASSUNTO EVENTO, palavras estrangeiras fazem parte de seu cotidiano.
 
Vou hipotetizar uma negociação para contratação de um evento corporativo para que tenham uma visão de como o estrangeirismo faz parte do mix de eventos. Acompanhem a negociação.
 
Começamos recebendo o BRIEFING do cliente; o diagnóstico é o segundo passo e o planejamento do projeto é iniciado. Um REPORT é exigido e passado ao contratante. Dúvidas aparecem com fornecedores e precisam ser sanadas - uma CONFERENCE CALL pode resolver o caso. Arestas aparadas, variáveis analisadas, resolvemos utilizar uma ferramenta da comunicação - o EVENTO. É necessário dar um nome ao acontecimento - WORKSHOP? Mas, qual o seu conceito correto? É igual a um Seminário ou um Simpósio?
 
Primeiro perigo - o uso de palavras estrangeiras dificulta que se conceitue corretamente um evento. Entendam que WORKSHOP não é igual a Seminário, nem a Simpósio, mas sim a uma OFICINA DE TRABALHO. Trata-se de um evento dividido em duas partes - a PRIMEIRA é a EXPLANAÇÃO TEÓRICA de determinado tema e, a SEGUNDA, a PARTE PRÁTICA sobre esse mesmo assunto. Entenderam? Os “CURIOSOS EM EVENTOS”ou “FAZEDORES DE EVENTOS”, adoram usar WORKSHOP porque “é mais bonito”.
 
Ótimo. Decidiu-se, mesmo, pelo WORKSHOP - afinal palavras americanas chamam a atenção e causam expectativa. Será?
 
A programação do evento começa a ser feita e sinto-me em plena Nova Iorque (ou ainda Nova York, New York?). Pela manhã, após duas palestras, acontecerá um COFFEE-BREAK. No almoço, será servido um BRUNCH e, à tarde, novo COFFEE-BREAK amenizará o clima da parte prática. Para o final do evento, um alegre HAPPY HOUR ou um ligeiro COCKTAIL (ou coquetel, já aportuguesado)?
 
Decidimos realizar um BRAINSTORMING para definir as ações, coisa que meus alunos ainda precisam colocar em prática para a construção do projeto de avaliação. EM TEMPO: BRAINSTORMING é uma técnica de reunião na qual todos os participantes são estimulados a revelar suas ideias, por mais simples que sejam com igualdade de participação e livre debate, objetivando estabelecer o delineamento de um projeto.
 
Continuando o planejamento do evento. A ideia de uma feira ou exposição foi descartada, pois não teria sentido em um WORKSHOP. Mas, um SHOWCASING, geraria expectativa? SHOWCASING é uma alternativa para as feiras; transmite o conceito de vitrine interativa. Os produtos são expostos em vitrines fechadas e os visitantes não têm nenhum contato direto com os expositores. A comunicação se faz por meio de telefones - linha direta - instalados em cada estande, conectados a uma central informatizada, que coleta todas as informações sobre as consultas em um banco de dados, que servirá de subsídio para análise dos expositores. Os visitantes têm acesso, também, a FOLDERS, que são liberados por DISPLAYS especiais, que ainda recebem os cartões de quem quiser se identificar. Foi descartado, também, de nosso planejamento.
 
Pronto o planejamento, saí dos “Estados Unidos da América” e voei para "Paris". Senti-me em pleno CHAMPS ELYSÉES, apreciando o Arco do Triunfo (ufa! finalmente em português). Vamos organizar o cerimonial e os termos franceses são protocolares e prevalecem. Para os convites, RSVP - RÉPONDEZ S'IL VOUS PLAÎT (Responda, por favor, ou mais direto - Favor confirmar a presença) ou o desconhecido EN CAS DE REFUS - utilizado para informar a ausência do convidado.
 
Na parte superior do convite, um calígrafo apôs PM. Será que a Polícia Militar estará presente? Ou é uma ênfase sobre o horário - POST MORNING? Saibam que PM é um termo francês que significa POUR MÉMOIRE, utilizado quando já se convidou alguém verbalmente e o convite tem o objetivo único de lembrá-lo do evento.
 
Depois de muita discussão, abolimos o HAPPY HOUR e o COCKTAIL ao final do evento, e decidiu-se por um jantar à francesa. É um estilo sofisticado e requintado, exigindo que todos os convidados estejam sentados, geralmente com os lugares demarcados. A refeição é apresentada pelos GARÇONS em baixelas e a própria pessoa se serve. Ótimo, será um belo jantar para encerrar um evento produtivo.
 
Precisamos escolher o SOUSPLAT - prato de material nobre, maior do que os pratos de refeição que visam preencher o espaço vazio em frente aos convidados e delimitar os lugares; e decidir pela utilização ou não de BOWLS - pequenas tigelas, com água morna, pétalas de rosa ou fatias de limão, utilizadas para se molhar as pontas dos dedos.
 
E a entrada, o que servir? A dúvida fica entre optar pelo COUVERT - trata-se de legumes crus e frios - tiras de cenoura, salsão, rabanete -, azeitonas, ovos de codorna, manteiga e patês. Foi criado pelos franceses, para amenizar a espera da refeição principal; ou pelo HORS D'OEUVRE - prato de entrada, podendo ser camarões frios com molhos ou em forma de coquetel, CARPACCIO, salmão, fundo de alcachofra, frios, saladas diversas, servido em pratos menores do que o prato principal ou em taças. O prato principal está fechado - todos querem COQ AU VIN AVEC POMME DE TERRE GRATINÉE, ou nosso saboroso franguinho ao molho de vinho com batatas gratinadas.
 
Finalmente o planejamento do evento esta concluido, mas falei tanto de comida escrevendo este artigo que fiquei com fome. Sabem onde será meu evento? No tradicional PONTO DO AÇAÍ, pegar uma TIGELA DE AÇAÍ com TAPIOCA acompanhada de PIRARUCU FRITO. Tudo bem paraense, bem brasileiro e escrito em PORTUGUÊS.
 
LET’S CELEBRATE?
 
Augusto Cesar tem MBA em Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos Institucionais (www.augustolima.com.br), professor da UEPA para o curso de Secretariado Executivo Trilíngue, Chefe do Cerimonial da UFRA e Mestre de Cerimônias. CV: http://lattes.cnpq.br/4932785716921679

 

Em 05/05/2016 - 10:11:56
 
Voltar à Página Inicial Imprimir Artigo Cometário

 

 

Outros artigo publicados

PRAZO, QUALIDADE E PREÇO EM EVENTOS: O CLIENTE SÓ PODE ESCOLHER DOIS!
29/01/2018 - 11:53:25
EVENTO É CIÊNCIA, CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO!
24/01/2018 - 12:07:29
PORQUE O MARIDO DA RAÍNHA DA INGLATERRA NÃO É REI?
08/01/2018 - 10:09:44
REDES SOCIAIS: O CÉU E O INFERNO NA PONTA DE SEUS DEDOS!
22/03/2017 - 10:05:52
REDE SOCIAL É SEU CARTÃO DE VISITA: CUIDADO COM O QUE POSTA!
09/12/2016 - 11:56:48
PONTUALIDADE É VIRTUDE DE POUCOS E DESRESPEITO DE MUITOS. SEJA PONTUAL!
21/11/2016 - 11:35:42
ACADÊMICO: A EXPERIÊNCIA QUE O MERCADO QUER DE VOCÊ, INICIA NO ESTÁGIO!
08/11/2016 - 12:33:34
VOCÊ SÓ É UMA MARCA QUANDO MARCAR ALGUÉM!
27/10/2016 - 11:31:35
ACADÊMICO, VOCÊ NÃO ESCAPA DA DEFESA DE TCC. PREPARE-SE!
17/10/2016 - 09:54:57
A POSIÇÃO DE HOMENS E MULHERES DIANTE DO PROTOCOLO E BOAS MANEIRAS!
04/10/2016 - 11:38:26
VOCÊ JÁ TEM UM MENTOR?
28/09/2016 - 10:09:44
VOCÊ QUER QUE LHE “COMPREM”? ENTÃO SAIBA “SE VENDER”!
20/09/2016 - 09:53:45
EM EVENTOS, CONQUISTE O CLIENTE PELA EMOÇÃO!
15/09/2016 - 10:56:23
O VALOR DA TEORIA, DA PRÁTICA E DA EXPERIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO!
05/09/2016 - 10:52:37
GAFE NA EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO!
29/08/2016 - 11:05:51
CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO: CORES, RITO, TRADIÇÃO E HISTÓRIA!
25/08/2016 - 11:21:52
EM EVENTOS, ESPECIALIZE-SE OU GASTE MAIS DINHEIRO!
24/08/2016 - 09:42:54
HABILIDADE E COMPETÊNCIA VERSUS PREÇO E VALOR EM EVENTOS: QUEM DEFINE?
18/08/2016 - 09:02:15
USO INDEVIDO DE BANDEIRAS PELAS INSTITUIÇÕES.
16/08/2016 - 10:09:59
PROTOCOLO É DIFERENTE DE ETIQUETA.
04/08/2016 - 10:03:37
O PODER DO PROTOCOLO!
06/07/2016 - 16:17:28
CONTRATAR PROFISSIONAIS EM EVENTOS É INVESTIMENTO E NÃO CUSTO!
28/06/2016 - 19:07:10
FALAR É PRATA. ESCUTAR É OURO! PENSE NISSO.
31/05/2016 - 10:22:15
VOCÊ SABE TRABALHAR EM EQUIPE?
18/05/2016 - 11:19:33
BOAS MANEIRAS COMO ESTRATÉGIA PARA O SUCESSO PROFISSIONAL.
09/05/2016 - 10:30:00
EVENTOS & LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: WORKSHOP, BRAINSTORMING, RSVP, POUR MÉMOIRE...
05/05/2016 - 10:11:56
EVENTO BEM FEITO É PARA PROFISSIONAIS, NÃO PARA CURIOSOS!
25/04/2016 - 09:48:22
"QUEM VOCÊ É" É MAIS IMPORTANTE DO QUE "O QUE VOCÊ FAZ"!
11/04/2016 - 10:51:26
LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO E EQUIPE: A PARCERIA PARA O SUCESSO!
06/04/2016 - 11:23:51
VOCÊ PREFERE TER PODER OU STATUS?
01/04/2016 - 10:24:28
“BRAÇO DIREITO, MENTOR, COACH”: A EXPERIÊNCIA AO SEU ALCANCE!
30/03/2016 - 16:42:54
ERRAR É MUITO BOM PRA NÃO ERRAR!
21/03/2016 - 09:07:01
SUCESSO PROFISSIONAL: CUIDADO NA HORA DE ESCOLHER O QUE VAI VESTIR
14/03/2016 - 11:36:48
CONSULTOR, ASSESSOR EM EVENTO, CERIMONIALISTA: QUEM FAZ O QUE!
08/03/2016 - 10:28:05
UMA BOA IMAGEM PESSOAL COMEÇA PELA ROUPA QUE VOCÊ VESTE!
29/02/2016 - 08:59:43
 
 
Mídias Sociais
Área Administrativa

AUGUSTO CÉSAR - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
E-mail: augusto@augustolima.com.br           Telefone: +55 (91) 99982-8013