A semana está começando e você tem que escolher a roupa para trabalhar, para ir para uma reunião, um encontro profissional ou social, ir para a universidade assistir a aula sobre Boas Maneiras (atenção meus alunos de Secretariado Executivo). Antes de sair, sugiro que façam e respondam as seguintes perguntas:
- “Como eu quero ser visto hoje?”
- “Minha imagem vende bem o meu conteúdo?”
- “Meu corpo e meus gestos comunicam adequadamente o que eu quero, para atingir meus objetivos?”
Aprenda que a escolha DO QUE VESTIR transforma o que é visto em REALIDADE. Nesse sentido, a força da visão compete com as palavras. O ato de vestir-se vai além da simples necessidade de proteção contra o tempo ou a vergonha da nudez ou da escolha de uma simples roupa.
A roupa é uma FORMA DE COMUNICAÇÃO e a escolha do que vestir é uma FORMA DE LINGUAGEM. A roupa “FALA” e tem significado. Hoje esses significados não são rígidos como antigamente: o mesmo preto usado em situações fúnebres é usado hoje em casamentos (embora alguns achem inconvenientes, mas não proibido) e no dia-a-dia.
Mesmo assim, no ambiente profissional, a escolha da roupa pode, aos olhos de quem vê, ser determinante para a sua IMAGEM PESSOAL. Por intermédio das roupas que uma pessoa usa, quase sempre identificamos o sexo, a classe social, a nacionalidade e, algumas vezes, a profissão.
A maneira como as pessoas se apresentam vestidas é a primeira coisa que aparece e se diz quem é. Espalhafatoso, moderno, clássico, pós-moderno, brega, chique, lúdico. Seja qual for o estilo de roupa que se usa, se NÃO for adequado ao ambiente de trabalho e à atuação profissional, existe o risco de parecer estranho é até de PERDER O EMPREGO, dependendo do desajuste com a situação.
Vestir-se de forma inadequada para a idade, o sexo, o tamanho do corpo ou o compromisso pode se transformar num tremendo RUÍDO DE COMUNICAÇÃO. Por exemplo: comparecer a um funeral vestido de roupas muito estampadas e transparentes ou apresentar-se para uma entrevista de emprego de bermuda e chinelo e assim por diante. A fato de não seguir regras tem levado um grande número de pessoas a se vestir de forma totalmente inadequada para o ambiente profissional e até no social.
E por fim, entenda que, segundo as pesquisas, uma carreira de sucesso tem a seguinte composição a longo prazo: DESEMPENHO: 10%, IMAGEM PESSOAL: 30%, VISIBILIDADE: 60%. Aprenda a se vestir de acordo com a situação e o momento. Seu sucesso também depende da roupa que veste!!
Augusto Cesar tem MBA em Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos Institucionais (www.augustolima.com.br), professor da UEPA para o curso de Secretariado Executivo Trilíngue, Chefe do Cerimonial da UFRA e Mestre de Cerimônias. CV: http://lattes.cnpq.br/4932785716921679.
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