Augusto Lima
palavra do especialista
PONTUALIDADE É VIRTUDE DE POUCOS E DESRESPEITO DE MUITOS. SEJA PONTUAL!
 
 
Taí uma coisa que me tira do sério: o ATRASO, não respeitarem o bem mais valioso que todos temos – NOSSO TEMPO. Agora pergunto: levante a mão quem nunca foi vitima de uma consulta médica com horário marcado e o médico chegou muito tempo depois como se nada tivesse acontecido e sem justificar o atraso. E nos serviços públicos, nas universidades com a ENTRADA ATRASADA DE ALUNOS EM SALA DE AULA, sem esquecer também do atraso de alguns professores.
 
Até na hora do casamento, um momento sublime e encantador, as noivas institucionalizaram o atraso alegando que “É CHARME”, “SEMPRE FOI ASSIM”, “QUERO CHEGAR COM A IGREJA CHEIA” e outras desculpas mais. Algumas igrejas na minha cidade cobram uma taxa extra por atraso dessas noivas, E PASMEM, algumas noivas PAGAM essa taxa porque “É CHARME”. Não é charme: isso é FALTA DE RESPEITO com quem chegou na hora prevista no convite para o início da cerimônia!
 
Sei que nossa vida é uma eterna corrida. Corremos para o trabalho, corremos para manter a forma, corremos para uma consulta médica, para buscar os filhos na escola, corremos para um encontro, para fechar um negócio. Atrasa-se para começar reuniões, entregar um trabalho, ligar para alguém, efetuar um pagamento, dar um presente, os parabéns e até chegar atrasado no casamento.  Vivemos correndo, mas será que em toda essa correria SOMOS PONTUAIS?
 
Entendam que a pontualidade é uma questão cultural. Em países como Alemanha, China e Japão, chegar atrasado é uma ofensa e pode denotar FALTA DE CARÁTER (já pensou isso no Brasil?). Ser pontual é uma regra básica que, apesar de indispensável, é uma das mais desrespeitadas. No Brasil o atraso está institucionalizado.
A PONTUALIDADE pode DEFINIR MUITO DA PERSONALIDADE DE UMA PESSOA.
 
Se você costuma se atrasar, não só para compromissos, mas nos PRAZOS que costuma firmar, é sinal que há algo de errado. Você está vivendo sem um planejamento adequado. Desculpas como: "FOI O TRÂNSITO", "O PNEU FUROU" ou ainda "O COMPUTADOR DEU PROBLEMA...", já não colam mais e ainda pegam muito mal. Afinal, estes imprevistos já não são tão imprevistos assim e para um compromisso ou meta fixada, deve-se sempre trabalhar com uma margem segura de tempo. Alguns "minutinhos" de atraso e você pode colocar muita coisa a perder além de MANCHAR SUA IMAGEM PESSOAL: o propósito do compromisso, perder um grande negócio e até um cliente.
 
Se você deseja causar uma boa impressão, precisa RESPEITAR OS HORÁRIOS, pois o TEMPO é atualmente o PATRIMÔNIO MAIS ESCASSO que temos. PONTUALIDADE também é uma VIRTUDE, não dá para discutir. É a primeira característica das pessoas confiáveis. Lembre-se sempre que a percepção das outras pessoas sobre você é influenciada pelo seu COMPORTAMENTO e PONTUALIDADE. Pode não parecer, mas o FUNCIONÁRIO PONTUAL e assíduo, naturalmente, transmite CREDIBILIDADE. Atrasar-se é um comportamento extremamente desrespeitoso e, pior, cria hábito.
 
A pontualidade também é muito valorizada pelos empregadores por ser SINAL DE DISCIPLINA e de COMPROMETIMENTO com o trabalho. Especialistas destacam ainda que ser pontual não só representa uma característica importante, mas também uma obrigação, que deve vir aliada à competência para desenvolver as funções. Diante de toda essa correria, ser pontual passou a ser uma das qualidades mais admiradas, requisitadas e valorizadas na atualidade. Mas, afinal de contas, O QUE É essa tal de PONTUALIDADE? O que essa característica relacionada ao FATOR TEMPO revela?
 
Saiba que PONTUALIDADE é a qualidade de quem respeita o cumprimento de horários, deveres ou compromissos. Ser pontual se traduz em disciplina, responsabilidade, organização. Significa saber administrar o tempo de forma a cumprir datas e horários marcados. SER PONTUAL é, antes de mais nada, SER DISCIPLINADO.
 
A pontualidade revela uma série de CARACTERÍSTICAS sobre o seu COMPORTAMENTO. É uma forma importante de se demonstrar RESPEITO por alguém. Isso porque, quando se assume um compromisso com hora e data marcada, naturalmente, a vida de outras pessoas também pode ser afetada pelo cumprimento pontual ou não da tarefa. Assim, sempre existe uma estrutura que se desenrola em função do comprometimento das pessoas com os horários.
 
Levem em consideração também que fazer a outra pessoa esperar é uma FORMA VIOLENTA DE DEMONSTRAR PODER e nenhuma desculpa ou justificativa atenua o mal-estar causado por um retardatário. Saiba que ATRASOS AFETAM A IMAGEM NÃO SÓ DO INDIVÍDUO COMO A DA EMPRESA e, muitas vezes, acarretam perda de negócios. Quando você chega atrasado, você passa a mensagem de que O SEU TEMPO É MAIS IMPORTANTE QUE O MEU, ou “EU” NÃO DEVO SER TÃO IMPORTANTE. Essas mensagens negativas INFLUENCIAM diretamente a IMAGEM que as pessoas terão de você.
 
AGORA ME RESPONDA: VOCÊ CHEGARIA ATRASADO PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO? OU PARA UM CONCURSO VESTIBULAR? ENTÃO PORQUE CHEGA ATRASADO PARA UMA AULA, OU PARA UMA CONSULTA?
 
Augusto Cesar tem MBA em Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos Institucionais (www.augustolima.com.br), professor da UEPA para o curso de Secretariado Executivo Trilíngue, Chefe do Cerimonial da UFRA e Mestre de Cerimônias. CV: http://lattes.cnpq.br/4932785716921679
 
 
Em 21/11/2016 - 11:35:42
 
Voltar à Página Inicial Imprimir Artigo Cometário

 

 

Outros artigo publicados

PRAZO, QUALIDADE E PREÇO EM EVENTOS: O CLIENTE SÓ PODE ESCOLHER DOIS!
29/01/2018 - 11:53:25
EVENTO É CIÊNCIA, CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO!
24/01/2018 - 12:07:29
PORQUE O MARIDO DA RAÍNHA DA INGLATERRA NÃO É REI?
08/01/2018 - 10:09:44
REDES SOCIAIS: O CÉU E O INFERNO NA PONTA DE SEUS DEDOS!
22/03/2017 - 10:05:52
REDE SOCIAL É SEU CARTÃO DE VISITA: CUIDADO COM O QUE POSTA!
09/12/2016 - 11:56:48
PONTUALIDADE É VIRTUDE DE POUCOS E DESRESPEITO DE MUITOS. SEJA PONTUAL!
21/11/2016 - 11:35:42
ACADÊMICO: A EXPERIÊNCIA QUE O MERCADO QUER DE VOCÊ, INICIA NO ESTÁGIO!
08/11/2016 - 12:33:34
VOCÊ SÓ É UMA MARCA QUANDO MARCAR ALGUÉM!
27/10/2016 - 11:31:35
ACADÊMICO, VOCÊ NÃO ESCAPA DA DEFESA DE TCC. PREPARE-SE!
17/10/2016 - 09:54:57
A POSIÇÃO DE HOMENS E MULHERES DIANTE DO PROTOCOLO E BOAS MANEIRAS!
04/10/2016 - 11:38:26
VOCÊ JÁ TEM UM MENTOR?
28/09/2016 - 10:09:44
VOCÊ QUER QUE LHE “COMPREM”? ENTÃO SAIBA “SE VENDER”!
20/09/2016 - 09:53:45
EM EVENTOS, CONQUISTE O CLIENTE PELA EMOÇÃO!
15/09/2016 - 10:56:23
O VALOR DA TEORIA, DA PRÁTICA E DA EXPERIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO!
05/09/2016 - 10:52:37
GAFE NA EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO!
29/08/2016 - 11:05:51
CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO: CORES, RITO, TRADIÇÃO E HISTÓRIA!
25/08/2016 - 11:21:52
EM EVENTOS, ESPECIALIZE-SE OU GASTE MAIS DINHEIRO!
24/08/2016 - 09:42:54
HABILIDADE E COMPETÊNCIA VERSUS PREÇO E VALOR EM EVENTOS: QUEM DEFINE?
18/08/2016 - 09:02:15
USO INDEVIDO DE BANDEIRAS PELAS INSTITUIÇÕES.
16/08/2016 - 10:09:59
PROTOCOLO É DIFERENTE DE ETIQUETA.
04/08/2016 - 10:03:37
O PODER DO PROTOCOLO!
06/07/2016 - 16:17:28
CONTRATAR PROFISSIONAIS EM EVENTOS É INVESTIMENTO E NÃO CUSTO!
28/06/2016 - 19:07:10
FALAR É PRATA. ESCUTAR É OURO! PENSE NISSO.
31/05/2016 - 10:22:15
VOCÊ SABE TRABALHAR EM EQUIPE?
18/05/2016 - 11:19:33
BOAS MANEIRAS COMO ESTRATÉGIA PARA O SUCESSO PROFISSIONAL.
09/05/2016 - 10:30:00
EVENTOS & LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: WORKSHOP, BRAINSTORMING, RSVP, POUR MÉMOIRE...
05/05/2016 - 10:11:56
EVENTO BEM FEITO É PARA PROFISSIONAIS, NÃO PARA CURIOSOS!
25/04/2016 - 09:48:22
"QUEM VOCÊ É" É MAIS IMPORTANTE DO QUE "O QUE VOCÊ FAZ"!
11/04/2016 - 10:51:26
LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO E EQUIPE: A PARCERIA PARA O SUCESSO!
06/04/2016 - 11:23:51
VOCÊ PREFERE TER PODER OU STATUS?
01/04/2016 - 10:24:28
“BRAÇO DIREITO, MENTOR, COACH”: A EXPERIÊNCIA AO SEU ALCANCE!
30/03/2016 - 16:42:54
ERRAR É MUITO BOM PRA NÃO ERRAR!
21/03/2016 - 09:07:01
SUCESSO PROFISSIONAL: CUIDADO NA HORA DE ESCOLHER O QUE VAI VESTIR
14/03/2016 - 11:36:48
CONSULTOR, ASSESSOR EM EVENTO, CERIMONIALISTA: QUEM FAZ O QUE!
08/03/2016 - 10:28:05
UMA BOA IMAGEM PESSOAL COMEÇA PELA ROUPA QUE VOCÊ VESTE!
29/02/2016 - 08:59:43
 
 
Mídias Sociais
Área Administrativa

AUGUSTO CÉSAR - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
E-mail: augusto@augustolima.com.br           Telefone: +55 (91) 99982-8013